Start Planning
Natal

Natal 2018 e 2019

AnoDataDiaFeriados
201825 de dezembroTerça-feiraNatal
201925 de dezembroQuarta-feiraNatal

Portugal é um país relativamente pequeno de apenas 10 milhões de habitantes que partilha a Península Ibérica com Espanha, um país de dimensões muito maiores. Embora tenha muito em comum com Espanha, Portugal tem a sua própria língua e cultura, e o Natal em Portugal não é igual a nenhum outro, em qualquer parte do mundo. De acordo com os Censos de 2011, mais de 80 % do povo português é católico romano, apenas 3 % segue outras denominações religiosas, e os restantes estão “indecisos” ou “irreligiosos”. Apenas 18 % afirma frequentar a missa regularmente, mas, no entanto, o Natal é muitas vezes comemorado de uma forma muito religiosa.

Algumas das tradições mais importantes mantidas pelos portugueses incluem:

Pratos de Natal

Na véspera de Natal, o jantar tradicional consiste em bacalhau, batatas e couves cozidas e diversos vegetais. As sobremesas incluirão provavelmente filhoses, que consiste em massa de abóbora frita; rabanadas, uma sobremesa muito parecida com as torradas francesas; e um bolo de frutas chamado Bolo Rei, que esconde brindes no seu interior. É também introduzida uma fava no seu interior, e, a pessoa que ficar com a fatia com a fava tem de comprar o Bolo Rei no próximo Natal.

Tal como acontece na vizinha Espanha, as famílias preparam um pequeno-almoço tradicional de Natal chamado “consoada”, que é consumido na Véspera de Natal Em Portugal, um pequeno-almoço matutino é também consumido nas primeiras horas da manhã, chamado “consoada”. Nesta refeição são colocadas migalhas na lareira e cadeiras extra na mesa “para as almas dos mortos consumirem”. Para o almoço do Dia de Natal, as pessoas comem normalmente peru recheado, mas o prato mais tradicional no sul de Portugal é porco e, no norte, cabrito.

Missa de Natal

Na véspera de Natal, depois da ceia, as famílias costumam ir a uma missa à meia-noite para receber a manhã de Natal. É produzida uma estátuta do menino Jesus durante o serviço, que os fiéis beijam. É também feito um presépio na igreja, e a maioria das famílias também faz um em casa. O menino Jesus não é colocado no presépio até ao momento de sair para missa da meia-noite. Depois do serviço religioso, as crianças veem que Jesus apareceu mesmo a tempo para o Dia de Natal.

Presentes

Os presentes são abertos geralmente depois da missa da meia-noite, quando as famílias chegam a casa. Uns dizem que é o Pai Natal que dá as prendas às crianças e outros dizem que é o menino Jesus. Nestes casos, mistura-se mesmo uma tradição secular com crenças religiosas. Uma vez que Jesus aparece com a chegada dos presentes, a Sua presença está associada à entrega dos mesmos. Hoje em dia, muitas famílias portuguesas montam árvores de Natal, mas o presépio continua a ser o verdadeiro centro das atenções.

Se estiver em Portugal, podem participar em atividades como as seguintes:

  • Visitar igrejas, lojas e centros comerciais para ver os presépios. Em certos lugares, são colocadas estátuas em tamanho natural de mais de 100 figuras diferentes, acompanhadas por luzes deslumbrantes, moinhos de vento, cascatas e muito mais.
  • Em Lisboa, pode assistir ao espetáculo de multimédia na Praça do Comércio, onde é feita uma projeção de 15 minutos no arco triunfal. Acontece de 11 a 20 de dezembro e é gratuito para todos.
  • Visitar a Vila de Natal, em Óbidos. Existem inúmeras atividades de Natal aqui, entre 4 de dezembro e 3 de janeiro. O castelo e as ruas estreitas da cidade datam de tempos medievais.
  • Na região de Penamacor, pode visitar o Natal Madeiro que acontece em todas as vésperas de Natal. A festa consiste numa enorme fogueira onde as pessoas se reúnem para cantar e conversar depois da missa da meia-noite. Tradicionalmente, as árvores queimadas na fogueira são roubadas por rapazes, mas, nos dias que correm, os pais pagam por elas em segredo.

Se estiver em Portugal no próximo Natal, certifique-se de que explora as tradições natalícias e os eventos especiais. E lembre-se de desejar a todos um Feliz Natal!

Accept