Start Planning
Corpo de Deus

Corpo de Deus 2022, 2023 e 2024

O Corpo de Deus celebra a Última Ceia que teve lugar no dia anterior à crucificação de Jesus. O feriado é comemorado na quinta-feira seguinte ao Domingo da Trindade, que ocorre 60 dias após a Páscoa.

AnoDataDiaFeriados
202216 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus
20238 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus
202430 de maioQuinta-feiraCorpo de Deus
Role para baixo até a parte inferior da página para as datas dos anos anteriores.

O feriado não foi festejado em Portugal até 1246, quando o Bispo de Leige instituiu a celebração na sua diocese. Uma freira Belga, depois conhecida por Santa Juliana, sonhava repetidamente com a lua cheia, com uma mancha preta, por cima da igreja. Ela acreditava que a visão lhe fora enviada por Cristo, em que a lua representava o calendário e a mancha a falta de um feriado para celebrar a Eucaristia, o elemento mais sagrado da igreja. Em 1264, o Papa Urbano IV, anteriormente Bispo de Leige, estendeu a cerimónia a toda a igreja Católica. Durante o reinado de Afonso III, o feriado foi celebrado com uma cerimónia de adoração, mas em 1317, o Papa João XII instituiu uma procissão e uma Missa que incluía o Santíssimo Sacramento, as Vésperas Solenes e o Sermão.

O Corpo de Deus foi declarado um feriado obrigatório pelo Papa Clemente V, em 1311, e, em 1551, o Concílio de Trento proclamou o feriado como um “triunfo sobre a heresia”, o que significava que, quando era celebrado, a igreja saia vitoriosa sobre os hereges, que negavam que a hóstia consagrada era o Corpo de Cristo.

Em Portugal, as procissões percorrem as cidades, carregando o “Corpo de Cristo”, que é tratado com respeito, cerimónia e adoração. Nalgumas aldeias, a procissão começa numa igreja e termina noutra, enquanto noutros lugares a procissão começa e termina na mesma igreja. O Corpo de Deus envolve um serviço com certos cânticos e orações que refletem a doutrina da Eucaristia.

Anos anteriores

AnoDataDiaFeriados
20213 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus
202011 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus
201920 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus
201831 de maioQuinta-feiraCorpo de Deus
201715 de junhoQuinta-feiraCorpo de Deus