Start Planning
Imaculada Conceição

Imaculada Conceição 2019 e 2020

A Imaculada Conceição é comemorada em muitos países em todo o mundo em honra da Virgem Maria do Cristianismo. Portugal é um desses países.

AnoDataDiaFeriados
20198 de dezembroDomingoImaculada Conceição
20208 de dezembroTerça-feiraImaculada Conceição

Este feriado oficial português celebra-se no dia 8 de dezembro, seguindo Natividade de Maria no dia 8 de setembro. A Imaculada Conceição destina-se a ser um dia de festa patronal que comemora Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A História do Dia da Imaculada Conceição

O catolicismo centra-se no  Dia da Imaculada Conceição não só em Portugal mas em todo o mundo. O catolicismo ensina aos seus seguidores que a mãe de Cristo, Maria, concebeu diretamente de Deus e teve, portanto, uma “conceção imaculada” de Jesus, Filho de Deus. Em 1854, o Papa Pio IX proclamou a doutrina sobre a “Imaculada Conceição” como um pilar da fé. Embora a ideia fosse nova para Portugal, certamente não o era noutras partes do mundo cristão. Na verdade, Maria tem sido objeto de muitas obras de arte. Nas representações artísticas de Maria, ela aparece com o pé sobre a Terra, Lua ou nuvens. Está também a pisar a cabeça de uma serpente, o símbolo do Diabo ou do mal.

A ideia da Imaculada Conceição e o feriado foram introduzidos em Portugal com a chegada, em 1166, de D. Gilberto, o primeiro Bispo da cidade de Lisboa. O conceito propagou-se rapidamente pelas paróquias. Em 1420, um homem, conhecido como D. Nuno Álvares Pereira, mandou construir uma enorme igreja que dedicou a “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”. 226 anos mais tarde, o Rei D. João IV proclamou que Nossa Senhora da Imaculada Conceição se tornaria oficialmente a santa padroeira nacional de Portugal. Com esta proclamação, o dia 8 de dezembro tornou-se uma data importante para todos os cidadãos do país. Hoje, isto significa que dia 8 de dezembro é um dia em que as pessoas não precisam de ir trabalhar e podem ficar em casa com as suas famílias. Permite também que as pessoas participem em serviços religiosos nas respetivas igrejas.

Como Comemorar o Dia da Imaculada Conceção em Portugal

Para comemorar a Nossa Senhora da Imaculada Conceição, as igrejas católicas realizam missas no dia 8 de dezembro. Os portugueses recordam Maria como Nossa Santa Padroeira. A maior parte do dia é passada em família ou como um típico dia sem trabalho. Os portugueses usam frequentemente o tempo livre em atividades ao ar livre. Muitas vezes, as pessoas também visitam paróquias que realizam vigílias locais para rezar terços, como forma de mostrar devoção a “Nossa Senhora”. Se estiver em Portugal durante os meses de inverno, considere a hipótese de visitar estas principais cidades com festividades no dia 8 de dezembro:

  • Fátima: Esta cidade reliza grandes comemorações em honra dos três pastorinhos que, em 1917, afirmaram ter visto Nossa Senhora.
  • Lisboa: A capital de Portugal, Lisboa, está certamente repleta de festividades e vigílias neste feriado.
  • Porto: Na segunda maior cidade portuguesa, Porto, também se realizam inúmeras cerimónias em honra de Nossa Senhora da Imaculada Conceição durante o mês de dezembro.

Mesmo que não opte por escolher participar diretamente no feriado, deve lembrar-se de que é um feriado amplamente comemorado em Portugal, o que pode fazer com que algumas lojas e restaurantes estejam fechados. Este feriado é, em vários aspetos, um precursor das festividades natalícias. Quer planeie ficar nas zonas de paia ou nos centros urbanos, fique atento a este feriado e às suas festividades!

Accept