Start Planning
Dia da Liberdade

Dia da Liberdade 2019 e 2020

O Dia da Liberdade é um feriado oficial português celebrado sempre no dia 25 de abril, que comemora o derrube, em 1974, do Estado Novo ditatorial do governo fascista.

AnoDataDiaFeriados
201925 de abrilQuinta-feiraDia da Liberdade
202025 de abrilSábadoDia da Liberdade

Após quase 50 anos de um governo autocrático, entre 1937 e 1974, um golpe militar apoiado pelo povo retirou o ditador Marcello Caetano do poder. Foi um evento pacífico, agora conhecido como A Revolução dos Cravos, e foi e grande parte desencadeado pelas guerras em curso contra as colónias rebeldes em África. As dificuldades económicas e a falta de liberdade também contribuíram para essa situação de instabilidade.

Após a queda de Caetano, António de Spínola, um general que conduziu a revolução tornou-se chefe de um governo interino. Em breve, contudo, foram realizadas eleições democráticas multipartidárias. Os direitos civis foram restituídos e vários presos políticos foram libertados.

Moçambique, Angola, e outras colónias ganharam a sua independência. Em 1980, a Madeira e os Açores ganharam maior autonomia, pertencendo a Portugal. Em 1976, foi introduzida uma nova constituição, que ajudou a garantir que as liberdades recentes do povo português seriam mantidas por muito tempo.

A maior parte dos portugueses comemora o Dia da Liberdade com festas de rua, refeições festivas em família e banquetes de comida tradicional portuguesa. Esta festas de rua podem também exibir filmes patrióticos, como Os Capitães de Abril, atuações cómicas e espetáculos de música tradicional.

Eventos no Algarve

Se estiver em Portugal no Dia da Liberdade, poderá assistir a alguns eventos em vários pontos do país. No entanto, a maioria das grandes celebrações realiza-se na região do Algarve, que fica na extremidade sul do país. Locais a visitar no Algarve:

  • Albufeira, onde o Dia da Liberdade traz entretenimento durante todo o dia e espetáculos de fogo de artifício à noite. Há também, durante todo o ano, feiras e mercados para explorar e eventos de verão que começam em junho, como peças de teatro, música ao vivo e espetáculos de dança. Se ficar em Portugal até dia 1 de maio, o feriado oficial em que se celebra o Dia do Trabalhador, poderá encontrar eventos de entretenimento adicionais e barracas de comida alinhadas nas ruas.
  • Alte, para os eventos anuais da “Semana Cultural” que começam no Dia da Liberdade e se prolongam até ao Dia do Trabalhador. As atividades são muitas e variadas, incluindo: cursos de ciclismo de montanha, exposições de pintura e fotografia, espetáculos de dança e teatro, atividades para crianças, festivais de música, provas de alimentos tradicionais, e muito mais. No dia 1 de maio, a Semana Cultural culmina num festival folclórico com um casamento tradicional português na cidade de Fonte Grande.
  • Lagos, na zona ocidental da região do Algarve. No Dia da Liberdade, Lagos acorda ao som do rugido de canhões. No final do dia, os céus iluminam-se com um grande espetáculo de fogo de artifício. Ambos os eventos são destinados a relembrar os moradores da importância da Revolução dos Cravos de 1974. Existem também diversas atividades em Lagos durante todo o ano. Pode visitar o Centro Cultural de Lagos e assistir a atuações musicais noturnas, incluindo música clássica, jazz e fado (música tradicional portuguesa). Pode também achar interessante fazer uma paragem no Autódromo Internacional, perto de Portimão, onde são realizadas corridas de automóveis ao longo do ano.

Por fim, pode encontrar diversas praias soalheiras e bonitas ao longo da costa algarvia, onde todas as pessoas da região gostam de parar para relaxar, especialmente durante a época de verão.

O Dia da Liberdade é uma comemoração da chegada da liberdade e do fim da ditadura em Portugal. Existem muito eventos em que se pode participar, especialmente na região do Algarve, na ponta sul de Portugal.

Accept