Start Planning
Dia de Portugal

Dia de Portugal 2019 e 2020

O Dia de Portugal comemora-se a 10 de junho pelos residentes em Portugal e pelos descendentes de portugueses em todo o mundo.  O seu nome oficial, e muito mais comprido, é: “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.

AnoDataDiaFeriados
201910 de junhoSegunda-feiraDia de Portugal
202010 de junhoQuarta-feiraDia de Portugal

A data do feriado foi escolhida por se tratar do dia da morte do mais célebre autor português, Luís de Camões, dia 10 de junho de 1580. O feriado honra Camões mas é também um momento para comemorar o que é de Portugal, incluindo a história, a cultura e a língua portuguesas, bem como as conquistas da nação.

Luís de Camões foi um escritor que produziu as suas criações durante a Era Dourada da Literatura Portuguesa, que foi também a melhor época da exploração, colonização e construção de um império português. A sua melhor obra foi a epopeia Os Lusíadas, escrita na tradição da Ilíada e Odisseia de Homero e da Eneida de Virgilo.

A obra foi publicada em 1572, pouco depois de Camões regressar das suas próprias aventuras épicas nos diversos cantos remotos do mundo. Há mesmo uma lenda que dita que ele resgatou o poema da água quando foi vítima de um naufrágio e nadou até à costa com uma mão, segurando o manuscrito acima da água com a outra.

Os Lusíadas é um relato romantizado das primeiras explorações portuguesas na dobra do Cabo Bojador, em África, até à Índia e mais além. A epopeia e o próprio Camões tornaram-se o símbolo do passado de Portugal e são tão patrióticos em Portugal quanto a Corrida de Paul Revere nos EUA.

Uma vez que se desconhece o dia do nascimento de Camões, foi escolhido o dia da sua morte como a data do Dia de Portugal. Ele morreu na altura em que Portugal perdeu a independência para Espanha, depois de o rei português morrer sem herdeiro, em 1580. Isto originou um período de 50 anos de domínio de Espanha e marcou o fim da grande era que Camões simboliza.

O Dia de Portugal é comemorado em Portugal em festas de rua e encontros de família por todo o país e no estrangeiro. São muitos os festejos e os cantares de músicas patrióticas, desportos e lazer e outras festividades. Muitos leem também a famosa epopeia Os Lusíadas de Camões.

Aqueles que visitam Portugal durante o Dia de Portugal podem fazer parte qualquer uma das seguintes atividades:

  • Participar na celebração oficial, que se realiza num local diferente todos os anos. O presidente de Portugal inspeciona uma unidade militar e elogia o heroísmo dos soldados. São também distribuídos prémios de diversas conquistas notáveis, um desfile militar, espetáculos de fogo de artifício, uma orquestra a tocar músicas patrióticas e diversas exposições culturais.
  • Ver o Monumento a Luís de Camões em Lisboa. Atravessar, também em Lisboa, a ponte mais longa de toda a Europa, com mais de 17 quilómetros de comprimento, chamada “Ponte Vasco da Gama”, em homenagem ao grande explorador português. Visitar também a Livraria Bertrand, a livraria mais antiga do mundo, e, se desejar, assistir a um jogo de futebol do S.L.Benfica.
  • Ler Os Lusíadas e também outras obras clássicas de escritores portugueses, como Gil Vicente, Sá de Miranda ou Bernardim Ribeiro. Procurar A Mensagem, de Fernando Pessoa, desenvolvida a partir dos temas d’Os Lusíadas, que prevê a ascensão de um novo império português quando o seu rei, há muito perdido, regressar num dia de nevoeiro.

O Dia de Portugal é um momento para recordar Camões e toda a herança portuguesa. O turista pode achar muito interessante e aprender muito com este feriado.

Accept